Mensagem do Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Machico

Ricardo Franco
À beira de concluir o mandato de quatro anos à frente dos destinos da Câmara Municipal de Machico, o actual executivo do Partido Socialista, dando corpo ao compromisso assumido por Ricardo Franco, com a população de Machico, em 2013, tem levado a cabo um trabalho que, a par da obrigatória recuperação financeira e de consolidação das contas, permitiu resgatar a credibilidade do Município perante os nossos fornecedores, prestadores de serviços e credores, a quem pagamos a tempo e horas, tendo reduzido exponencialmente o prazo médio de pagamentos para cerca de 30 dias, o que em 2013, com o PSD era superior a 640 dias (21 meses).
A par de uma gestão rigorosa, responsável e de defesa dos legítimos interesses de Machico e dos machiquenses, reduzir-se-á, até final do presente mandato, mais de 70% da dívida colossal de 27,5 milhões de euros, criada e deixada pelo PSD, que muito tem condicionado a acção da Câmara Municipal, em prejuízo da população de Machico. Mas, apesar de todas as dificuldades e limitações, não desistimos e temos desenvolvido um trabalho que, embora difícil e exigente, acreditamos meritório, tendo abrangido os variados domínios de intervenção municipal, desde as áreas social, cultural, desportiva e recreativa, com destaque para a política de promoção e divulgação de Machico, através da aposta nos inúmeros eventos e actividades, que mais que duplicaram em relação ao passado, e têm captado públicos e trazido muita gente a Machico, num indesmentível contributo para a economia local, com reflexos muito positivos na hotelaria e restauração, mas também no comércio. As consequências mais directas deste dinamismo tem-se verificado ao nível da ocupação hoteleira, que aumentou 30% desde o início do nosso mandato, entre finais de 2013 e dezembro de 2016, tendo os proveitos crescido cerca de 33%, no mesmo período. Outro indicador importante tem a ver com o emprego na área hoteleira: pois de 2002 a 2013 foram criados 16 novos postos de trabalho, em 11 anos. Com a entrada do PS na Câmara, em dois anos surgiram 27 novos empregos.
As obras de proximidade, que servem efectivamente as pessoas, têm sido uma tónica, de acordo com os recursos disponíveis, com trabalhos efectuados em todas as freguesias do concelho, numa gestão que tem tido o objectivo de fazer muito com o pouco à nossa disposição. 
Igualmente, tem sido feito um grande esforço, para cuidar e ter os nossos jardins e rotundas apresentáveis e ter as nossas ruas e caminhos limpos, uma tarefa que se tem afigurado muito complicada, atendendo à limitação de recursos humanos, que se pretende colmatar com a contratação de novos trabalhadores, através do concurso público que será aberto em breve.
De relevar, no âmbito do apoio à educação, a implementação de medidas que nunca antes a Câmara Municipal de Machico tinha praticado, como a atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, bem como o apoio aos manuais escolares do primeiro ciclo, que no presente ano lectivo, beneficiou cerca de 150 alunos, constituindo uma importante ajuda na redução do esforço das famílias com a educação dos seus filhos. Medidas que se pretende reforçar no próximo ano lectivo.
Ao nível fiscal, temos praticado uma lógica crescente de redução de impostos, com a manutenção do IMI na taxa mínima, bem como implementámos, também pela primeira vez, o IMI Familiar, que tem permitido às famílias com filhos a cargo pagar menos. Saliente-se, também, o apoio desta Câmara a todas as entidades sócio culturais e desportivas do concelho, bem como a todas as juntas de freguesia, cuja colaboração tem crescido ano ao após ano. Não esquecendo o apoio às escolas do nosso concelho, ao nível logístico, de materiais e transportes.
Dando ênfase à proximidade com as pessoas, o atendimento aos munícipes tem sido uma prática constante e nestes 4 anos o executivo municipal atendeu mais de cinco mil pessoas. Por isso, apresentamos a nossa recandidatura, com uma equipa renovada, com pessoas capazes e credíveis, preparadas para dar continuidade a um trabalho que não queremos deixar a meio, na expectativa de que a população de Machico continue a acreditar no projecto do PS e, no próximo dia 1 de Outubro de 2017, decida com Confiança no Futuro porque estaremos Sempre com as Pessoas!
Ricardo Franco

Equipa candidata à Câmara de Machico

Compromissos e Príncipios desta Candidatura

Disponível em breve...
©2019 PS Machico. All Rights Reserved.

Search